Comer em sala de aula ensina hábitos saudáveis
Mais desperdício, menos nutrição em almoços de lanchonete, ao comprar misoprostol original
DOS ARQUIVOS WEBMD
23 de outubro de 2002 -- Deixando de lado as brigas de comida, muitos dos alimentos mais nutritivos que vão para a merenda escolar das crianças acabam no lixo. Mas uma nova pesquisa mostra que as crianças que jantam na sala de aula em vez de no refeitório acabam desperdiçando menos comida e comendo mais coisas boas – até mesmo vegetais e leite.
Um estudo de dois anos descobriu que as crianças que comiam na sala de aula com o professor desperdiçavam quase metade da merenda escolar do que aquelas que comiam no refeitório. Eles também bebiam todo o leite, em comparação com os 25% que vão pelo ralo entre os que comem nas lanchonetes.
Em um dia escolar típico, cerca de 27 milhões de crianças comem refeições fornecidas pelo Programa Nacional de Merenda Escolar, que baseia suas refeições em um equilíbrio saudável de proteínas magras, frutas, vegetais e laticínios. Mas os pesquisadores dizem que o que vai em uma bandeja de almoço escolar não necessariamente chega ao estômago de uma criança .
"Todas as coisas boas estão sendo lançadas", diz a pesquisadora Kristina Houser, RD, do Centro de Nutrição e Bem-Estar do Hospital Infantil Columbus. "Um dos grandes obstáculos é que você coloca a refeição saudável na frente deles, mas como fazer com que eles comam?"
Houser apresentou os resultados de seu estudo esta semana na Conferência e Exposição da Academia Americana de Pediatria (AAP) em Boston.
Houser diz que as altas taxas de desperdício de pratos ou alimentos não ingeridos comprometem os benefícios nutricionais de comer um almoço saudável na escola, o que demonstrou ajudar as crianças a aprender, bem como desenvolver hábitos alimentares saudáveis que podem ser levados até a idade adulta.
No estudo, os pesquisadores compararam a quantidade de resíduos de placas entre dois grupos de alunos da terceira série. Um grupo almoçou em um ambiente normal de refeitório, e o outro levou o almoço de volta para a sala de aula, onde comeram sob a supervisão de seu professor.
O professor incentivou a alimentação saudável fornecendo feedback positivo, como parabenizá-los por comerem seus vegetais e encorajá-los a experimentar novos alimentos, mas não os encorajou a "limpar seus pratos".
Os pesquisadores descobriram que apenas cerca de 23% da comida dada às crianças que comiam na sala de aula foi desperdiçada, em comparação com cerca de 40% que foi desperdiçado entre os que comiam no refeitório. Ainda mais importante, o estudo descobriu que 100% das crianças que comiam em sala de aula bebiam todo o leite, em comparação com os 75% das crianças que faziam o mesmo no refeitório.
“Sabemos que, se uma criança não bebe leite na hora do almoço, geralmente não atinge sua cota de cálcio para o dia”, diz Hauser.
Os pesquisadores dizem que as descobertas mostram que fornecer um ambiente saudável para as crianças almoçarem pode ser uma solução sem custo para reduzir o desperdício de pratos e promover comedores saudáveis. Como as porções são controladas, a possibilidade de comer demais também é eliminada.
Robert Murray, MD, membro do comitê da AAP sobre saúde escolar, diz que a criação de uma estrutura de alimentação saudável em torno das crianças tem um grande impacto em seu desenvolvimento e também pode ajudar a prevenir a obesidade infantil, ensinando-as sobre o tamanho das porções .
Quando as crianças chegam à quinta série, Murray diz que provavelmente começarão a afirmar sua independência com as escolhas alimentares, e é por isso que programas de ensino fundamental como esses são fundamentais para estabelecer hábitos alimentares saudáveis.
Houser concorda e diz que a escola primária também é o lugar para as crianças aprenderem a comer. -->
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